Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Massagistas Sp - Biossegurança

O que é a Biossegurança?

A biossegurança é um grupo de ações direcionadas para prevenir, diminuir e eliminar riscos de atividades que podem comprometer a saúde. Onde existem riscos maiores de contaminação, num hospital, por exemplo, a ser rigoroso na biossegurança, é mais importante do que em locais de menos riscos. Consideramos a massoterapia de risco baixo, Especialmente porque não envolve perfurações da pele. Mesmo assim, é fundamental manter a biossegurança em dia.

Os diferentes tipos de Riscos

  • Acidentes: envolvem fatores que colocam a pessoa numa situação de perigo. Aparelhos, macas e pisos escorregadios.
  • Risco ergométrico: envolvem o que pode afeta a pessoa negativamente de forma psicofisiológica. Repetitividade e más posturas.
  • Riscos físicos: envolve exposição de energia que pode ser prejudicial. Sons, temperaturas, materiais que cortam.
  • Risco químico: envolvem produtos e composições que prejudicam o organismo. Poeira, gases, cremes e óleos.
  • Risco biológico: envolvem patógenos prejudiciais. Por exemplo: infecções, alergias, viroses, fungos e bactérias.

Riscos Biológicos - Barreiras de Proteção Primária

Previne a disseminação das doenças entre as pessoas do consultório de massagem. As medidas são aplicadas entre todos os atendimentos e toda vez que se manipulam clientes. A barreira de proteção primária tem a ver com a higienização das mãos, limpeza das macas, equipamentos de proteção e o uso das toalhas.

 A limpeza das mãos. Prevene principalmente a transmissão de microrganismos e sujeiras que ficam em nossas mãos. Essa limpeza deve ser feita entre e/ou durante cada atendimento e sempre que se manipule algo que possa conter microrganismos ou sujeiras. A limpeza utilizando-se álcool não substitui a lavagem das mãos com sabonete e água, um completa o outro. O local (consultório) deve ter torneiras onde não se tem o contato das mãos do registro, pote de sabão líquido e papel toalha. Lavar as mãos de forma correta, é importante ensaboar e esfregar as palmas, o dorso das mãos, espaços entre os dedos, polegares, unhas e os punhos. O produto antisséptico mais comum em consultórios é o álcool de 70o. ( - massagistas sp - sp massagistas - massagem - massagem erótica - portal das massagistas - guia de massagem - guia das massagistas - massagem sensual - )

Limpeza das macas e  cadeiras de massagem. Prevene especialmente a transmissão de microrganismos e sujeiras que ficam nas macas. A limpeza das macas deve  ser feita entre e/ou durante cada atendimento. Também envolve acobertar a maca com papel toalha ou lenço descartável. A limpeza da maca é feita com álcool de 70o ou outro antisséptico.

Equipamentos de proteção. O principal objetivo é diminuir riscos de contaminação e higiene pessoal. Equipamento de proteção envolve roupas adequadas como jaleco e roupas brancas, luvas, máscaras e toucas cirúrgicas.

Toalhas. A troca periódica das toalhas tem como principal motivo prevenir a transmissão de microrganismos e sujeiras que ficam na toalha. A troca de toalha tem que ser feita entre cada atendimento. Toalhas usadas devem ser lavadas com sabão antisséptico e de preferência em água quente a 60 graus.

Riscos Biológicos - Protenções Secundárias

Matem o consultório amplo, limpo e arejado. Um consultório deve ter, no mínimo 6,5 m2, pisos e paredes devem ser fáceis de lavar e, e de preferência, com cores claras. O consultório tem que ter banheiros e pias. A maca deve aguentar os pesos submetidos, no mínimo 200 kg. O ambiente deve estar sempre limpo, livre de sujeira e a limpeza deve ser feita com água e sabão e hipoclorito de sódio a 1%.

- massagistas - massagistas sp - sp massagistas - portal das massagistas - massagem - massagem sp - portal vila mariana - massagistas relax - guia de massagem - massagem erótica -