Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Massagistastop - Massagem Shiatsu

O enorme pode do toque humano - O Shiatsu é uma técnica terapêutica com influências da medicina oriental na cuja missão principal é encaminhar seus praticantes para um estado pleno de saúde e de bem-estar. Como isso é conseguido? Por meio da pressão, com as mãos e os dedos, de pontos vitais do corpo, ajudando a reequilibrar as nossas energias, para uma cura natural. A técnica Shiatsu é uma palavra de origem japonesa que significa – pressão atsu com os dedos. 

Qual a origem do Shiatsu - A técnica do Shiatsu tem suas origens numa prática com mais de dois mil anos de existência – a Tao Yin – que, por meio de exercícios físicos, técnicas de respiração e meditação, procura devolver ao organismo a fluição natural e ki, a chamada força da vida que, rege a medicina oriental. Iniciada no Japão no século VI, os japoneses melhoraram a técnica estudando e desenvolvendo um método próprio: o diagnóstico e tratamento abdominal. Conhecido por muito tempo como Anma, o Shiatsu adquiriu estatuto próprio se distanciar da medicina propriamente dizendo e integrando as práticas de fisioterapia e de quiropraxia, aliada às técnicas de pressão excutadas no corpo com recurso apenas aos dedos. No começo do século XX, o terapeuta japonê Tempaku relacionou os conhecimentos de anatomia e de fisiologia aos métodos de tratamento orientais obtendo o primeiro esboço do Shiatsu como hoje conhecemos – o Shiatsu Ryoho deu mais tarde lugar ao Shiatsu Ho até se tornar o Shiatsu. 

Utilizando-se à pressão dos dedos, a técnica do Shiatsu trabalha nos principais canais de energia do corpo, tentando equilibrar o fluxo de energia vital para a vida, que por vezes pode estar bloqueado, ou em défice no organismo. Normalizando o ki, devolve-se ao corpo a capacidade de defesa contra doenças, obtendo-se assim, o seu melhor funcionamento. Isto se consegue por meio de movimentos manuais realizados em cerca de 360 pontos de pressão, que existem em nosso corpo. Um meridiano com muita energia (excesso) vai se apresentar tenso e dorido, já um meridiano com falta de energia vai apresentar-se tranquilo e indolor.

Obter a cura através das mãos é a base do Shiatsu, onde a técnica é bastante simples: o profissiona usa os dedos e polegares, as mãos e as palmas das mãos, como também cotovelos e joelhos para pressionar, massagar o corpo nos pontos certos ou por meio de movimentos rotativos com os braços ou pernas. As pessoas reagem muito bem ao toque, especialmente se o mesmo for direccionado para zonas carenciadas. E é exatamente isso que está por de trás da massagem Shiatsu – reorganizar e equilibrar a estrutura física do corpo humano, como também as energias interiores, prevenindo doenças e mantendo uma saúde de ferro.

Quais os benefícios dessa técnica? - Algumas vezes denominada de massagem oriental, e mesmo partilhando algumas das mesmas características, na verdade o Shiatsu é bem mais do que uma simples massagem. Pois, mesmo que o problema esteja numa zona específica do corpo, o terapeuta trabalha o corpo, ou melhor o sistema energético, completamente.  A Massagem Shiatsu trabalha como catalisador no processo da cura, onde a cura não é uma experiência rápida, mas sim um percurso contínuo. São vários os benefícios desta terapia, destacando-se uma maior flexibilidade da nossa pele e músculos, melhorando o nível d sistema circulatório, digestivo, ósseo e nervoso. O foco principal é criar equilíbrio físico, mental e espiritual; gerando maior conhecimento e capacidade de leitura do seu próprio organismo, alertando-a para a importância de um estilo de vida harmonioso e saudável.

Não deixe também de ler nosso outro e interessante artigo sobre a Massagem e o Mal de Parkinson - http://massagistastop.com.br/artigo/400652524/massagem mal de parkinson.html