Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Massagistastop - Técnicas de Massagem Clássica

Técnicas de Massagem Clássica

Stroking - A técnica é um tipo de massagem unidirecional na qual o sentido do movimento acontece de proximal para distal, em outras palavras, na direção cefálica para caudal. A profundidade e a velocidade do movimento da massagem estará de acordo com o efeito desejado, a massagem mais lenta gera um efeito relaxante, enquanto que na massagem mais rápida acontece um efeito tonificante. Maior profundidade é conseguida mais facilmente se essa massagem for feita num ritmo lento, porém, dor ou espasmos musculares podem ser problemas limitantes quando o foco deseja é uma massagem que tenha um efeito calmante. Quando isso ocorre, a profundidade diminui de maneira a gerar melhor relaxamento e uma redução da dor, porém o ritmo deve ser mantido. A massagem deve comçar com um contato mais forte, terminando de um modo mais leve. As mãos posicionadas obliquamente ou de maneira que o calcanhar da mão chegue primeiro. É bastante importante nunca perder o contato ao longo da área que está sendo tratada, pois é muito importante que o doente se sinta confortável. Há duas categorias distintas: o Long Stroking e o Thousand Hands.

Long Stroking - o movimento começa na porção mais proximal da área a ser tratada.

1-) O profissional põe toda a porção das suas mãos em contato com a pele.

2-) É feita uma pressão suave porém firme.

3-) As mãos são puxadas na direção do terapeuta, dando ênfase ao movimento com o calcanhar da mão.

4-) É feita uma pressão mais forte à medida que as mãos vão se moldando aos contornos do corpo.

5-)Levanta-se as mãos levemente ao alcançar a parte distal da região em tratamento, não arrastando os dedos.

6-)As passagens sobrepõem-se às anteriores, continuando por toda a região do corpo.

7-) A manipulação será adaptada pelo terapeuta nas pequenas áreas, usando-se somente uma das mãos, os dedos ou polegares.

Thousand Hands - o terapeuta põe uma das mãos em contato com a pele, na região mais proximal da região a tratar.

1-) Faz o movimento na direção distal, pegando cerca de 15 cm.

2-) A outra mão sucede a primeira, fazendo um movimento ao longo da linha de tratamento, começando antes dessa ser retirada.

3-) Há sempre uma mão em contato com a pele.

4-) Os dedos não podem ser arrastados quando levantamos a mão.

5-) O movimento deve ser contínuo, atingindo a região distal a ser tratada.

6-) Repete-se o movimento na região adjacente, até toda a região do corpo ter sido coberta.

Effleurage - Essa é uma técnica de massagem que deve ser usada no começo de cada sessão. Seu objetivo é relaxar os tecidos preparando o fisioterapeuta para a sessão que começa, habituando o paciente ao toque. Essa técnica pode ser usada como ponte entre outras técnicas descontraindo os tecidos depois do uso de alguma técnica mais dolorosa como é o caso da Petrissage e da Massagem Transversal Profunda.Para fazer a effleurage as mãos devem estar relaxadas adaptando-se ao contorno do corpo. Os movimentos precisam ser longos, suaves e delicados, fazendo-se pressão maior na direção do coração, promovendo a circulação e fluxo linfático. É preciso usar as mãos quando se quer trabalhar regiões maiores ou os dedos quando se trabalha regiões menores. Essa técnica de massagem pode ser feita somente com uma das mãos, a outra dará apoio, ambas as mãos simultâneamente ou ambas alternadamente devendo manter-se em contato com a pele do cliente sempre. Para uma boa execução dessa técnica é primordial a utilização de meio de interface com a pele como cremes, óleos ou pó de talco. - Massagista - Massagistas - Massagista SP - Massagistas SP - Massagista São Paulo - Massagistas São Paulo - Massagistas de São Paulo - Porta das Massagistas - 

Mão após mão - Essa manobra é um dos componentes da Effleurage e pode ser usada nas pernas, braços e tronco. Para fazê-la corretamente o terapeuta deve ficar na posição perpendicular ao segmento a massagear e as mãos devem ser postas de forma transversal ao eixo longitudinal do segmento. Nessa técnica depois que a primeira mão passou um pouco acima, a segunda segue-a, sem perder o contato com a pele, numa colaboração mútua de ambas as mãos desde uma ponta à outra do segmento.

Polegares - A técnica Effleurage onde se usam os polegares começa com as 2 mãos postas uma de cada lado da lombar e com os polegares em destaque do restante dos dedos, paralelamente um ao outro. Devemos ter cuidado de não sobrepor os polegares às apófises da coluna vertebral. Essa técnica é feita com ambas as mãos assentes na região a ser massageada colocando-se pressão somente nos polegares. O movimento é feito continuamente ao longo de todo o segmento, voltando à posição inicial sem nenhuma pressão, no entanto sem se perder a área de contato. Diferente de todas as outras técnicas, esta é a que abrange uma área mais específica.

Duas Mãos - Parecida com a técnica explicada anteriormente, essa técnica faz parte da Effleurage e pode ser feita nos braços, pernas e tronco. O movimento começa com a ponta dos dedos postas paralelamente, de cada lado da lombar, com uma abertura das mãos, onde a área de contato é toda a face palmar, ficando os dedos juntos e os polegares destacados de maneira a formar um triângulo com os indicadores. O movimento é suave, rítmico e com pressão não muito forte. No final do movimento as mãos retornam à posição inicial mantendo-se o contato com a pele sempre, mas com uma pressão inferior à exercida no sentido caudal-cefálico.

Nós dos Dedos - Face dorsal das falanges, é também uma tecnica Effeurage. A técnica melhora o fluxo linfático, ajudando a auto-regulação corporal. É feita com os nós-dos-dedos acompanhando e envolvendo o contorno do músculo a que está sendo tratado. É importante que se ponha as mãos de maneira a que os nós-dos-dedos deslizem fortemente sobre a seção sem haver interrupções ou corte da circulação.

Relógio -  Variação da técnica Effeurage, que é feita com uma das mãos do terapeuta com o punho, é muito importante colocar as mãos de meneira que a mão que acompanha na face interna possa se orientar levemente ao longo do movimento. Por exemplo: Nas costas a mão que acompanha o movimento, precisa estar em cima do processo espinhoso da coluna orientando, enquanto a outra mão fará o movimento. Nas pernas ou outra parte do corpo que será feita essa variação,deve estar sempre com atenção as duas mãos.Uma fazendo a orientação, a outra executando o movimento.

- Seguiremos com a continuação no próximo artigo! Não deixe também de ler nosso outro e interessante artigo sobre - Massagem Sinônimo de Bem Estar - http://massagistastop.com.br/artigo/807191743/massagistas massagem sinonimo de bem estar.html