Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Massagem - Tudo sobre Pilates

O que é o Pilates?

A técnica de Pilates trabalha a mente e corpo de forma conjunta, e tem como princípios: a concentração, o controle, centralização e respiração. Todos esses aspectos são responsáveis pela harmonização do nosso organismo enquanto praticamos. Força, tonificação e alongamento trabalham de dentro para fora, tornando-nos fortes e saudáveis. Ténica inventada na década de 1920 por Joseph Pilates, gera a reeducação dos nossos movimentos por meio de exercícios focados na anatomia humana, com o objetivo de favorecer a estética e o bem-estar geral da pessoa. Os movimentos são feitos geralmente devagar de forma controlada para afastar o estresse e a fadiga. Os muitos exercícios com poucas repetições e baixo impacto, geram menos desgaste das articulações e dos músculos, e afastam a monotonia das aulas. Essa técnica se aplica á diferentes públicos com resultados, até emocionais, uma vez que o aluno tem sua auto-estima elevada ao notar melhoras em sua saúde física e mental.

Surgimento do Pilates

No período da I Guerra Mundial, Joseph Pilates foi exilado numa ilha, onde iniciou um trabalho nas rotinas de condicionamento físico e mental, criadas por ele mesmo, com os amigos de exílio. Com os amigos que tinham restrições de movimentos, ele aplicava molas e resistências nas camas, gerando recuperação de força e mobilidade. Mais pra frente esses objetos utilizados, iriam originar aos equipamentos que, hoje, fazem tanto sucesso. No seu livro, return to Live Through Contrology, editado em 1945, nele Joseph apresenta seus conceitos teóricos sobre a técnica, além de outros 34 exercícios efetuados no solo.

Quem foi esse homem?

Joseph Hubertus Pilates, foi o grande criador do Pilates, ele nasceu em 1883 e sofria de febre reumática. Porém, Joseph Pilates cresceu com hábitos bem saudáveis que sua família tinha e trabalhou muito na busca de equilíbrio e bem-estar. Depois de bastante dedicação, Joseph Pilates criou um método próprio, ao qual chamou de Contrologia: um completo conhecimento do mecanismo do corpo e compreensão do equilíbrio aplicado às ações do corpo em estados ativo, e em repouso. Por meio do controle do corpo e da mente é possível gastar o mínimo possível de energia, gerando boa saúde e melhor desenvolvimento. Em 1925, o alemão criou seu primeiro stúdio, em NY, onde fazia uso de aparelhos desenvolvidos por ele mesmo . A técnica só ficou conhecida nos anos 40. Os alunos eram praticantes de esportes, apresentando, normalmente, problemas posturais ou de lesões. Depois da morte de Joseph, sua mulher deu continuidade ao ao trabalho de divulgação da técnica e, em muito pouco tempo, vários alunos seguiram os passos do criador do Pilates, criando seus próprios stúdios. No Brasil, Alice Becker foi a principal difusora, a partir de 1995. A técnia de Pilates continua a crescendo em todo o planeta, conquistando um número muito grande de adeptos por ser uma prática de respeito as condições, necessidades, objetivos e limitações de cada pessoa.

pilates - massagistas

Os exercícios de Pilates

Pilates em equipamentos: Exercícios feitos em aparelhos são feitos de forma rítmica, controlada com correção postural e respiração. Aparelhos oferecem uma grande possibilidade de movimentos e se ajustam para facilitar ou dificultar os movimentos. As molas, utilizadas para gerar os diferentes níveis de intensidade dos exercícios, são classificadas em cores: preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

Pilates no solo: Exercícios feitos no solo melhoram o aprendizado da respiração, a pessoa depende da força do próprio corpo para realizar os movimentos. Por esse motivo os exercícios tornam-se mais pesados, exigindo mais do aluno. E é dessa maneira que o corpo inteiro se fortalece. Porém, o trabalho também pode ser feito com o uso de acessórios, como bolas ou elásticos, que apresentam material próprio para a realização dos exercícios, na qual os alunos costumam se divertir bastante nas aulas.

Exercícios focados para a coluna: As dores lombares estão ligadas ao desequilíbrio muscular. A má postura no dia-a-dia, o tempo que gastamos em frente ao computador como também o uso de bolsa ou outros acessórios pesados ,acabam gerando a desestabilização dos músculos, causando danos ao corpo, principalmente à coluna. O Pilates tem exercícios próprios capazes de aliviar as dores. O trabalho consiste em fortalecer a musculatura profunda , trabalhando a reeducação postural, atuando como estabilizadores da coluna, impedindo os desvios. O Pilates trabalha os músculos paravertebrais, ajudando na manutenção da coluna

Exercícios para serem feitos em casa: Quando falamos em Pilates, logo pensamos numa técnica que para ser feita precisa-se de aparelhos e um local específico. Isso é real, mas alguns exercícios de Pilates também podem ser feitos sem o uso de aparelhos ou acessórios elaborados.O Pilates no solo pode ser realizado sem nenhum material, mas para trabalhar melhor o corpo, normalmente, o profissional que te acompanha usa alguns acessórios, como a bola e faixas de elástico com resistências diversas. Esses objetos são usados para dinamizar as aulas e possibilitar o trabalho com o corpo inteiro. Adquirindo-se consciência corporal ao longo das aulas, é possível que o aluno comece a praticar a técnica até mesmo sua em casa, mas vale alertar que o acompanhamento feito por um profissional é sempre é sempre melhor, pois ele pode te ajudar com posturas inadequadas, além de outros direcionamentos. 

pilates - massagistastop

Benifícios que o Pilates pode trazer

– Diminui do estresse, dores crônicas e tensões;

– Estimula o sistema circulatório e da oxigenação do sangue;

– Melhora a mobilidade articular, flexibilidade e relaxamento muscular;

– Ajuda na respiração (a capacidade cardiovascular respiratória é aprimorada).

– A técnica de respiração profunda permite uma maior oxigenação do sangue e, assim, o corpo passa a funcionar melhor;

– Ganho de consciência e equilíbrio corporal;

– Melhora da coordenação motora;

– Aumento do condicionamento físico e mental;

– Correção postural;

– Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;

– Fortalecimento dos órgãos internos;

 

- sp massagistas - portal das massagistas - massagistas sp - portal vila mariana - guia de messagem - massagem relaxante - massagistas de são paulo - guia das massagistas -