Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Guia de Massagem - Massagem Transversa

Massagem Transversa Profunda 

Massagem transversa profunda, também conhecida como Cyriax, é uma forma de manipulação usada para tratar tecidos moles do corpo. A técnica tem origem nos anos 30 e 50 pelo Doutor Cyriax que costatou que distúbios de partes moles do corpo eram diagnosticados de formas diferentes, de um médico para o outro. Lesões que afetavam estruturas ósseas envolviam um tipo diferente de diagnóstico. O Doutor Cyriax deixou de atuar no campo da cirugia ortopédica e começou a se dedicar á estudos dos músculos e tecidos moles. Criou um novo método que consistia em recolher um diagnóstico mais preciso do paciente, na realização de uma análise mais profunda funcional, no final, na palpação das estruturas do corpo. Sua técnica inclui: massagem profunda, manipulação de articulações periféricas e infiltração.

Afinal! o que é Massagem Transversa Profunda?

A massagem Transversa Profunda é uma forma de massagem baseada em: Infiltração, massagem profunda, chegando-se ao local da lesão e dor, evitando regiões circundantes do tecido saudável. Permite tratar lesões da musculatura, tendões e ligamentos com o foco na restauração, elasticidade e mobilidade dos tecidos. Essa massagem trata uma região bem limitada e localizada, atuando sobre a estrutura anatômica prejudicada pela inflamação pós-tramática. O tratamento é realizado em 20 minutos, 2 ou 3 vezes por semana. É evidente que o tratamento deve ser procedido por um exame cauteloso para se ter uma avaliação geral da situação clínica do cliente. No preparo para o tratamento, o exame começa se identificando a região que será feita a manipulação. Essa permite movimentos sem dor. A finalidade não é restaurar a amplitude do movimento, uma vez que a osteofitose torna isso quase impossível. Várias manipulações vertebrais são feitas por meio da manipulação de um componete de tração - massagem - massagem são paulo - massagistas são paulo - massagem sensual em são paulo - guia de massagem - portal das massagistas - 

Qual a finalidade desse tipo de massagem?

O foco do tratamento é restabelecer ou manter a mobilidade e elasticidade dos tecidos, permitindo tratar somente á região selecionada sem intervir em partes do tecido saudável. É indicado especialmente para o tratamento de tendinite, pubalgia e epicondilite etc. 

O tratamento também serve para: 

1-) Bloqueio de formação de tecido cicatricial, o que evita a criação de ardências entre fibrilas.

2-) Redução temporária da dor e establização do fluxo de metabolitos, estimulando a hiperemia local.

3-) Reposicionamento de fibras de colágeno em sua posição inicial, organizando feixes musculares de forma correta, dando resposta adequada para estímulos mecânicos. 

4-) Envio de estímulos para os mecano receptores, para interferir com massagens aferentes nociceptivos que caminham na direção do cérebro. 

5-) Evitar que o tecido danificado crie uma inflamação que se auto alimente.

6-) Ajudar na cicatrização forte e funcional.

Duas únicas contra indicações são: Calcificação grande de tecidos moles e lesões ao nível do tendão de origem reumatóide. 

De que forma é feita a Massagem Transversa Profunda?

A massagem funciona com uma técnica manual bem particular sob estrutura anatômica limitada, que passa por um processo inflamatório ou pós traumático com aderências. 

Sua aplicação prática: 

1-) O fisioterapeuta põe o dedo ou cotovela sobre a área afetada e faz pressão na direção das fibras que formam a estrutura em causa, inibindo a formação de aderências do tecido cicatricial. 

2-) Essa massagem gera um aumento de hiperemia local, tornando maior a taxa de eliminação de substâncias inflamatórias. 

3-) A estimulação dos mecano receptores inibe a transmissão da dor.

Existem vários tipos de massagens: clássicas, com fricções perpendiculares, mas também existem as com fricções circulares. O tendão afetado é segurado entre o polegar e o indicador, aplicando-se pressão com movimentos circulares. Através dessa técnica, é possivel encontra um caroço, ou mesmo pontos onde o tendão é mais sensível. Através da manipulação circular evitamos inflamações do tecido fibroso que está denificado e se auto alimenta. Então o foco é de ajudar a formação de uma cicatrização funcional. Quando indentificamos o ponto dolorido, aplica-se um movimento de vai e vem, com o indicador, sempre na direção perpendicular á orientação das fibras machucadas. É bom não fazer fricção sobre a pele durante o tratamento. É importante achar á região de pele onde existem queloides, sugurando e mobilizando os movimentos opostos sob a pele com as mãos. Essa técnica é utilizada em primeiro lugar pois é preciso preprara a área afetada pela massagem gerando melhores condições. Devemos atingir uma boa viscosidade do tecido, criando uma hiperemia para a execução da segunda parte do tratamento. - massagem erótica - massagem sensual - massagem sensual em são paulo - guia de massagem - guia das massagistas - massagistas - 

Não deixe também de ler nosso outro e super interessante artigo sobre - Massagem com Pindas - http://massagistastop.com.br/artigo/361499994/massagistas sp massagem com pindas.html