Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Massagem espalha o câncer e aumenta a pressão?

A massagem pode aumentar a pressão arterial ou mesmo espalhar o câncer? Confira agora o que é mito e verdade sobre técnicas de relaxamento e modelagem do corpo.

Massagens estéticas não são sempre indicadas para pessoas que apresentam alguns tipos de problemas de saúde. Com orientação profissional a técnica pode sim trazer benefícios. A massagem é uma técnica muito antiga de pressão e movimentos sobre a pele que também acalma a mente. A técnica também faz parte de uma listas de alternativas estéticas que modelam as formas do corpo. A grande maioria das massagens combatem a retenção de líquido e melhoram a circulação do sangue, reduzindo inchaço e amenizando o aspecto da celulite. O toque não tem ação na gordura localizada, que só pode ser perdida através de exercícios físicos. Depois de 10 a 15 sessões ja se pode notar a redução das medidas devido á melhora da circulação. Os procedimentos mais procurados, são a drenagem linfática e a massagem redutora corporal, ou lipomassagem. Mesmo parecendo inofensivo o método não é indicado de maneira indiscriminada, principalmente pra quem tem algum tipo de patologia. 

Independente do efeito que desejamos, há riscos para portadores de doenças graves quando se submetem a massagens estéticas. Em alguns casos, porém, a manipulação ajuda na redução de taxas, medidas, aumentando o bem-estar. Por essa razão se recomenda conversar antecipadamente com um profissional de confiança. Do jeito certo, o resultado pode ser excelente. Existem pessoas que procuram a técnica para remodelar o corpo, trazendo calmaria á alma. - massagem sensual - massagem erótica - massagistas de moema - massagistas dos jardins - massagistas sp - 

Você sabia! Que o número de profissionais que executam essa técnica é muito grande!? O massagista se forma por cursos livres, e depois se foca em sua área de interesse, normalmente mais voltado para a parte estética. Já o massoterapeuta, que se forma com curso técnico executa diversos tipos de massagem baseado na necessidade de cada paciente, e como o nome já diz, é uma forma de terapia. 

Vamos ver agora o que pode e o que não pode!

A massagem espalha o câncer e gera metástase?

O instituto do câncer em São Paulo diz que movimentos sobre a pele não aumentam o risco do câncer se espalhar pelo corpo da pessoa, mum processo chamado de metástase. O instituto recomenda inclusive a massagem para pacientes em tratamento, por que durante a sessão, os níveis de dopamina e serotonina, aumentam, gerando bem-estar. Esse mito apareceu em livros antigos de fisioterapia, escritos quando ainda não se conhecia bem o processo da metástase, que é algo biológico e não físico. Porém, essa dúvida ainda é bem frequente, entre pacientes e alunos de medicina, levando profissionais a redigirem cartas autorizando a prática. Alguns oncologistas ressaltam que a massagem se torna essencial no período pós-tratamento. Um grande número de mulheres que enfrentam o câncer de mama passam por uma condição chamada linfedema, onde os braços passam a acumular líquido, depois de meses ou anos da elimiinação do tumor. O inchaço é combatido através da drenagem linfática. O oncologista deve avaliar pois podem haver regiões que não devem ser manipuladas, evitando a dor e desconforto. 

Shiatsu aumenta a pressão arterial?

Um artigo publicado em 2006 numa revista da Universidade Paulista analizou em 6 momentos níveis de pressão de voluntários, que foram expostos ao shiatsu e sessões de massoterapia. Realmente há um pequeno aumento da pressão durante a prática, porém pouco significativo. A pressão arterial só representa risco quando o paciente está em crise. Estudos mostram que pessoas com pressão alta, que fazem o acompanhanto corretamente se beneficiam com a massagem. A massagem causa constrição dos vasos e elevação arterial, porém depois de 2 dias há a vasodilatação, e o nivel de cortisol é reduzido, diminuindo a pressão. 

Existem riscos para pacientes cardíacos?

Cardiologistas dizem que pessoas portadoras de marcapasso devem ter cuidado ao usadrem drenagem mecânica com aparelhos de correntes estimuladoras eletromagnéticas. Essas correntes atravessam o corpo em pacientes cardiopatas. A programação desses aparelhos pode sofrer alterações devido ás correntes. O massoterapeuta deve sempre pergunta que tipo de medicamento o paciente está tomando. Um outro risco seria o deslocamento de fragmentos de trombose que causam embolia pulmonar se cairem na corrente sanguínea. - massagistas sp - massagistas são paulo - massagistas de são paulo - portal das massagistas - massagem sensual - 

Pra quem tem osteoporose, os movimentos podem causar fragilidade nos ossos?

Alguns ortopedistas dizem que não é recomendável fazer massagem sem monitoramento e indicação. Um profissional pode até lidar muito bem com a execução da massagem, mas não tem conhecimento sobre doenças. Por esse motivo o médico deve esclarecer. O caso é bem mais complicado pra quem tem osteoporose, perda de massa óssea, causada por deficiência de cálcio e vitamina D. A doença tem vários níveis, mesmo uma massagem simples pode causar lesões e quebra dos ossos.  a

Esperamos que tenham gostado do artigo. Não deixem também de ler nossos outros e super interessantes textos sobre:

- Massagem prostática: https://massagistastop.com.br/artigo/845815976/massagem prostatica massagistas de sao paulo.html

- Massagem pós-parto: https://massagistastop.com.br/artigo/602187807/massagem pos parto.html