Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Biossegurança - Massagistas São Paulo

Biossegurança

A biossegurança é o conjunto de ações direcionadas na prevenção, minimização e eliminação de riscos de uma atividade que pode comprometer a saúde. Onde existem riscos maiores de contaminação, em hospitais por exemplo, a rigorosidade da biossegurança é maior comparada com locais de menor risco. A massoterapia é considerada de baixo risco, especialmente por que não envolve perfurações na pele. Assim mesmo, é muito importante manter a biossegurança em dia. 

Os diferentes tipos de riscos

- Acidentes: Envolvem fatores que colocam a pessoa numa situação de risco. Exemplo: macas, pisos escorregadios. 

- Risco ergométrico: Envolve o que pode afetar a pessoa de maneira psicofisiológica negativamente. Exemplo: Posturas inedequadas, repetitividade, levantamente de pesos. 

- Riscos físicos: Exposições de energia que são prejudiciais. Exemplo: temperatura, radioatividade e ruídos. 

- Risco químico: Envolvem exposições e produtos prejudiciais que podem penetrar no corpo. Exemplo: gases, cremes, poeira etc.

- Risco biológico: Patógenos prejudiciais. Exemplo: fungos, bactérias, viroses, alergias, infecções.

É de extrema importância que o local de massagem esteja adequado permitindo a minimização de tais riscos, onde as maiores causas de acidentes são:

-1) Instrução inadequada

-2) Supervisão não eficiente

-3) Uso inadequado de equipamentos

-4) Mau planejamento

-5) Jornada excessiva de trabalho

-6) Negligência das normas existentes

Riscos Biológicos 

O foco é a prevenção da disseminação de doenças entre pessoas do local da massagem. Medidas devem ser aplicadas em todos os atendimentos e toda vez que se manipular um cliente. A barreira de proteção primária pede a higienização das mãos, limpeza de equipamentos, maca, e utilização de toalhas. 

-1) Limpeza das mãos: O motivo principal é a prevenção e transmissão de microorganismos que ficam nas mãos. As mãos devem ser limpas entre e ou durante cada atendimento e também toda vez que se manipular alguma coisa que possa conter sujeira ou microorganismos. A limpeza com álcool não vai substituir a lavagem das mãos com sabonete. Um vai completar o outro. O local deve possuir torneiras que evitem o contato das mãos com o registro, sabão líquido e papel toalha. É importante ensaboar e esfregar bem as palmas das mãos, dorso, espaço entre os dedos, unhas e punhos. - massagistas sp - massagistas são paulo - portal das massagistas - massagistas de moema - guia das massagistas - 

-2) Limpeza da Maca: O principal motivo é prevenir a transmissão de microorganismos que ficam na maca. A limpeza da maca tem que ser feita entre e durante cada sessão de massagem. Sempre bom acobertar a maca com lenço descartável e papel toalha. Utilize álcool 70o. 

-3) Equipamento de proteção: O objetivo principal é diminuir o risco de contaminação e higiene pessoal. Roupas adequadas brancas, jaleco, touca, luvas, máscara, são exemplos de equipamentos de segurança.

-4) Toalhas: Trocar periodicamente as toalhas previne a transmissão de microorganismos e sujeitas que se instalam nas toalhas. Sempre importante trocas as toalhas em casa atendimento. As toalhas sujas (usadas), devem ser lavadas com sabão antisséptico e de preferência com água quente.

Risco biológico: Objetivo de manter o local de atendimento amplo, arejado e limpo. O consultório deve ter no mínimo 7,0m2, paredes e pisos devem ser fáceis de serem lavados, especialmente com cores que claras. O local deve ter banheiros e pias. A maca precisa aguentar pessoas mais pesadas, ambiente sempre muito limpo com água, sabão e hipoclorito de sódio a 1%. - massagem sensual - massagem erótica - massagem são paulo - guia de massagem - 

Esperamos que tenham gostado do artigo. Não deixem também de ler nossos outros e super interessantes artigos sobre:

- Massagem erótica - https://massagistastop.com.br/artigo/208430723/massagem erotica sao paulo.html

- Massagem prostática - https://massagistastop.com.br/artigo/845815976/massagem prostatica massagistas de sao paulo.html