Fechar

Faça seu Login

Esqueci minha senha Cadastrar

Não tem conta?

Fechar

Esqueceu sua senha?

Digite seu e-mail abaixo! Enviaremos sua senha sem seu email. Importante verificar a caixa de spam.

Enviar

Siga-nos

Moxabustão

Conheça um pouco mais sobre essa técnica de acupuntura térmica

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa. Muito procurada no Ocidente por ser muito eficaz no tratamento de distúrbios com vários benefícios á saúde. Porém, muitos pacientes acabam desistindo da prática por saberem que a mesma é feita com a inserção de agulhas na pele. Receando as agulhas e movidos pelo mito que a técnica dói, algumas pessoas deixam de aproveitar dos benefícios do tratamento. Dái que entra a Moxabustão! técnica que trabalha os mesmos pontos da acupuntura, porém utilizando o calor no lugar das agulhas, gerando os mesmos efeitos benéficos. 

Afinal, o que é a Moxabustão?

Uma das técnicas da Medicina tradicional Chinesa. Não sabemos ao certo a origem da moxabustão, mas existem relatos de seu uso a mais de 3000 anos antes de Cristo. Nessa época as famílias chinesas buscavam a prática quando não conseguiam a cura pela acupuntura. A moxabustão chega ao Japão por volta de 260 depois de Cristo, através de monges Japoneses que aprenderam a técnica na China. O termo, não muito conhecido no Brasil, quer dizer: "longo período de aplicação do fogo" oriunda da palavra "mogusa" nome da Planta "artemísia vulgaris", usada na aplicação da moxabustão. A técnica tem os mesmos princípios e pontos da acupuntura, porém ao invés de agulhas, se utiliza um bastão com folhas secas em sua extremidade, onde a proximidade do calor em pontos na pele, substitui o uso das agulhas. Por essa razão a moxabustão é também conhecida como acupuntura térmica. - massagem sensual - massagistas sp - massagistas de são paulo - guia das massagistas - massagem erótica - 

Como a moxabustão é feita?

Da mesma forma que na acupuntura, a moxabustão foca em alcançar o equilíbrio do corpo, melhorando a circulação da energia vital por meio da desobstrução de canais energéticos (meridianos). Pra isso ela usa da aplicação do calor no lugar das agulhas nos pontos meridianos. A aplicação do calor acontecer através do instrumento chamdo moxa. Bastão fino, moldado e amassado com as mãos, onde se põem folhas de Artemísia. As mesmas devem ser colhidas durante a primavera, postas ao sol para secarem, limpas e socadas até ganharem forma de lã delicada e fina. Após ser preenchida com as folhas, o bastão e aceso pela sua extremidade, pronto para ser usado no paciente. A moxabustão pode ser aplicada, direta e indiretamente. Na aplicação direta, o bastão é posto aceso bem perto da pele, com distância de aproximadamente 1 centímetro. Na aplicação indireta o terapeuta coloca na pele do paciente uma folha de gengibre, faz uns 5 ou 6 furos e põe a moxa sobre a fatia. Confira agora algumas outras formas de aplicação:

- Cone de Moxa: Considerada uma das aplicações mais antigas. Com os dedos se molda um pequeno cone com a lã da moxa, que deve ser aplicada diretamente sobre a pele do cliente.

- Cone de Moxa com Sal: A aplicação é feita na região do umbigo, ponto de energia muito poderoso regulando o fluxo de energia qi do corpo.

- Moxa Botão: Realizada com botões cilíndricos, que são colocados próximos da pele, mas sem contato direto.

- Moxa Elétrica: Equipamento criado para aplicar a moxabustão em crianças e paciente alérgicos, que teoricamente não podem ser submetidos ao tratamento, por causa do cheiro forte da queima da artemísia. O aparelho tem um recipiente para a erva e um irradiar de infravermelho. (aparelho aprovado pelo Ministério da Saúde, bastante fácil de ser manuseado). - massagistas de moema - massagistas da bela vista - portal das massagistas - massagistas de são paulo - massagem sensual - massagem erótica - 

Indicações - Moxabustão é indicada para tratar várias doenças e condiçõe de saúde. Conheça algumas á seguir:

- Incontiência urinária - Dores crônicas e musculares - Ansiedade e estresse - Insônia - Depressão - Bronquite e Asma - Problemas digestivos - Dores nas costas e joelhos - Sinusite e resfriado, dentre outras. Além de ser indicada no tratamento das condições acima, a moxabustão traz também outros benefícios a saúde:

- Melhora o sistema imunológico, o metabolismo e funcionamento dos órgãos - Estimula o cérebro, circulação linfática e sanguínea - fortalece e regula a pressão arterial e o coração - 

Contraindicações - Como em todo tratamento a técnica é contraindicada em alguns casos. 

- Para crianças - Diabéticos - Gestantes - Pessoas com traumas recentes ou feridas - Pessoas com febre - alérgicas. Para finalizar, se você se interessou pela moxabustão, procure um profissional da acupuntura pra primeiramente fazer um diagnóstico, sabendo então se a técnica é a mais recomendada pra você. A técnica é indolor, não invasiva, podendo ser uma ótima alternativa pra quem quer desfrutar dos benefícios da acupuntura, mas tem medo de agulhas. 

Espero que tenham gostado. Não deixem também de ler nosso outro e super interessante artigo sobre: Massagem do Tecido Conjuntivo - https://massagistastop.com.br/artigo/487100841/massagem relax massagem do tecido conjuntivo.html