A História da Massagem

Calendar
31/10/2019 - 31/10/2029
Opening at
11:03 AM
Closed at
11:03 AM

Description

A massagem é uma das mais simples e antigas formas de terapia. Usada no Oriente há milhares de anos. Nas pinturas de murais, túmulos, em cerâmicas já existem registros de desenhos da utilização das técnicas no Japão, China, Pérsia e Egito, já há mais de 5.000 anos.

No Ocidente, a massagem era usada na medicina grega e romana. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. Asclepíedes, um outro médico da época, teve uma grande importância no crescimento da técnica. Ele já pregava a hidroterapia, exercícios e técnicas de fricção.

Hands of masseuse massaging neck and shoulders of relaxed client in spa salon

Galeno “129-199 d.C” mostrou classificações detalhadas de técnicas ligadas a qualidade “pressão e direção” e quantidade “frequência e tratamento”, que foram colocadas num escrito. Ele escreveu por volta de 16 livros ligados a prática da massagem.

Gregos sempre valorizavam a saúde, a beleza a boa forma física, e potência atlética, usando a massagem em seus atletas, antes e depois do esporte com o nome de apoterapia. Ele diziam que o procedimento ajudava a musculatura antes do evento limpando os membros de matérias supérfluas e fluidos logo após uma atividade exaustiva.

A utilização da massagem na prática clínica desapareceu no período da Idade Média. Nessa época, a Igreja dizia que a técnica tinha uma conotação sexual, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivá-la de novo no século XVI.

Nos próximos três séculos seguintes a massoterapia se espalhou por vários países, tendo como contribuinte forte sueco Per Henrik Ling, organizando a massagem em um sistema denominado, ginástica médica. As pessoas que acreditavam no trabalho de Ling divulgaram sua ideia por toda Inglaterra, França, Alemanha, Rússia e Áustria.

No começo de 1900, a massagem já estava aparecendo nos EUA influenciada por escritos de um médico de Boston, Douglas Grahm. Novas técnicas começaram a serem descobertas no ocidente, por volta dos anos 50 anos. Os ingleses Mennell e Cyriax, usaram um jeito específico de massagem com fricção forte para estruturas articulares estavam machucadas em condições agudas e crônicas.

Um médico alemão chamado Cornelius, pesquisou uma forma de massagem em regiões reflexas, aplicada com os polegares, fazendo pressão profunda em pontos específicos, uma digitopressão, o que nomeou de massagem em pontos nervosos. Dessa forma surgiu o tratamento oriental de acupressura ou Shiatsu, descrito na literatura médica ocidental.

https://www.reabilitech.com.br/uma-breve-viagem-pela-historia-da-massagem/