Isolamento Social e Sexo

Isolamento Social e Sexo

Praticar sexo pode ser muito bom durante isolamento social!

Isolamento Social e Sexo. Estudo mostra que o sexo pode auxiliar para o aumento da imunidade e especialistas ressaltam o quão importante é a prática no alívio do estresse durante a quarentena. Alguns cuidados devem ser tomados

Um estudo feito pela Wilkes University, dos EUA, mostra que a vida sexual ativa eleva os níveis de um anticorpo conhecido como Imunoglobulina A, encarregado de proteger o organismo em quadros de infecção, gripes e resfriados. No entanto, ainda que eleve o grau de imunidade do corpo, não existem comprovações científicas da eficiência do sexo no tratamento do novo coronavírus. 

A prática do sexo pode, de acordo com terapeutas tântricos, aliviar o estresse e a ansiedade provenientes desse período de isolamento social. A endorfina e serotonina liberados durante o sexo auxiliam no alívio das tensões e a reduzem os níveis de estresse. Além disso, tais hormônios estão diretamente ligados à sensação de bem-estar e felicidade, auxiliando assim, a diminuir a tensão. Algumas dores físicas também podem ser atenuadas. 
Em meio à pandemia ( isolamento social ), não é preciso evitar o sexo, porém merece atenção, visto que a doença é transmitida através do contato humano.

O que os estudos dizem

Não existem estudos que provem o contágio do novo coronavírus através do sexo. No entanto, pouco se sabe ainda sobre a doença. E por esse motivo é recomendada a prática do sexo somente para parceiros fixos e que morem juntos.
Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o risco de contágio da doença em casa é bastante pequeno e varia entre 4% e 9%. 
No entanto, terapeutas tântricos pontuam que, nos casos onde um dos parceiros não esteja cumprindo o isolamento social ( quarentena ) de maneira correta ou precisando sair para trabalhar etc, a prática do sexo pode indicar um certo perigo. 

Além disso, a terapeutas tântricos dizem que o ato sexual entre parceiros não fixos representam ameaça à saúde de ambos, como também de quem mais obtiver contato com tais pessoas. Essa não é a hora de procurar novos companheiros sexuais, pois isso pode aumentar muito o risco de contaminação!   

Alguns cuidados durante o Isolamento Social

Casal deitados na cama se abraçando durante Isolamento Social

 Com incontáveis restrições em relação ao contato humano ( isolamento social ), algumas medidas de precaução antes, durante e depois do sexo precisam ser tomadas na intenção de evitar a proliferação da doença. O ideal é evitar o sexo oral e beijos, pois sabemos que o vírus é transmitido através da saliva e do muco. É fundamental também redobrar a higiene antes e depois do ato.

Em análises realizadas nos EUA constataram que o sêmen e fluidos vaginais não apresentam o vírus, mas que o COVID-19 já foi encontrado nas fezes. Por essa razão, é importante usar a camisinha e evitar o beijo grego. Protetores bucais também podem auxiliar a diminuir o contato com a saliva e fezes. 

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/cuidados-com-sexo-como-manter-romance-vivo-durante-isolamento-24397081