Massagem no Mundo dos Esportes

Massagem no Mundo dos Esportes

O trabalho das massagistas no meio esportivo é cada vez mais comum. E indispensável. A técnica, conhecida como massagem desportiva, é indicada tanto para atletas profissionais como amadores. Trabalha basicamente com a reabilitação e manipulação de tecidos moles do corpo como: ligamentos, tendões e músculos. Porém, desde quando existe essa relação entre massagem e esporte?

Antigamente na cultura grega, encontramos os primeiros registros da Massagem Desportiva. Os massagistas da antiga Grécia eram médicos com grande status na sociedade e tinham um papel importante nas Olimpíadas, aliviando dores e trabalhando na recuperação muscular dos atletas por exemplo.

Profissional fazendo Massagem Desportista na perna esquerda do atleta

Desde então, a técnica vem se aprimorando e atualmente conta com uma enorme sequência de manobras de deslizamento, vibração, percussão e movimentação. Também utiliza Cinesiologia aplicada auxiliando a promoção de movimentos e Drenagem Linfática.

A técnica pode ser feita tanto para a pré como para a pós competição, sempre com objetivos e estímulos distintos por exemplo.

Massagem no Condicionamento

Na pré competição, o foco da Massagem Desportiva é a preparação da musculatura para o tão esperado dia de competir. Sua função é aquecer os tecidos musculares, gerando vaso dilatação e a hiperemia. É uma massagem relativamente rápida e superficial promovendo uma excitação no Sistema Nervoso Central.

Já depois da competição, o foco da Massagem Desportiva é diferente. Seu objetivo agora é a recuperação das fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do organismo por meio das drenagens linfática e sanguínea, aumentando e acelerando a regeneração do atleta. Igualmente, é considerada desintoxicante, com movimentos leves e profundos, aliviando as dores geradas pelo intenso esforço muscular.

Massagista fazendo Massagem Desportiva em Atleta do Vôlei Feminino

Dentre os benefícios da Massagem Desportiva, podemos destacar: prevenção de lesões, melhora da fadiga, melhor recuperação muscular, redução de espasmos musculares, diminuição de processos inflamatórios e edemas, aumentando a circulação sanguínea, eliminando toxinas, tonificando tecidos musculares, estimulando a produção de adrenalina, além da redução da ansiedade do atleta, trazendo serenidade e confiança.

E se nos tempos antigos massagistas gregos aproveitavam do alto prestígio perante a sociedade, atualmente esses profissionais são indispensáveis em qualquer clube de elite pelo mundo, em qualquer modalidade.

Pré Competição e Pós Competição

No mundo do futebol, o trabalho da Massagem Desportiva é de extrema importância. Tanto que alguns profissionais se tornam conhecidos até torcedores, alguns ocupando postos até de ídolos.

A massagem não é importante somente nos esportes que requerem um grande esforço muscular, igualmente, em certas modalidades onde o atleta passa horas sentado, como no poker e xadrez por exemplo, o trabalho do massagista é igualmente fundamental.

Seja você um atleta profissional ou amador por exemplo, tenha em mente que a Massagem Desportiva pode sempre te ajudar. Muito útil na prevenção daquelas dores chatas após uma competição e fundamental na preparação do atleta, a Massagem Desportiva, desde a Grécia Antiga, veio para ficar.

http://www.treinoonline.com.br/artigo/593/Beneficios-da-massagem-desportiva-pre-e-pos-competicao