Massagem e Ciência

Massagem e Ciência

Massagem e Ciência – Vários estudos científicos já comprovaram os benefícios da massagem para nossa saúde em geral. Esse artigo destina-se a apresentar trabalhos de alguns pesquisadores. Não existe dúvida! Uma massagem bem feita faz muito mais do que somente relaxar nossos músculos.

A Massagem é mais eficaz que a medicina para dores lombares

Massagista fazendo Massagem e Ciência nas costas da cliente

Um estudo que foi publicado no Annals of Internal Medicine, em junho de 2012, revela que a massoterapia não e somente um tratamento complementar, e sim a melhor escolha para dores lombares crônicas. 

Nesse estudo se conclui que a eficiência da massoterapia é muito melhor que o tratamento médico tradicional. Sendo assim, uma massagem semanal é melhor para aliviar as dores lombares do que anti-inflamatórios e analgésicos.

O estudo monitorou 480 mulheres com dores lombares, separadas em três grupos. O primeiro grupo recebeu um tratamento médico convencional, o segundo grupo uma hora por semana de massagem estrutural e o terceiro uma hora de massagem relaxante. ( Massagem e Ciência ).

Os resultados revelaram que as mulheres que receberam qualquer tipo de massagem gastaram menos tempo na cama com dores, fizeram uso de menos medicamentos e eram mais ativas do que as mulheres que fizeram uso de comprimidos.

O mais incrível é que mais de 40% delas confirmaram que as dores tinham melhorado ou desaparecido, ao passo que somente 5% das que receberam tratamento médico relataram o mesmo.

Uma única e simples sessão de massagem já cria mudanças biológicas

Um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine no ano de 2009, revelou que uma sessão de massagem e ciência já é capaz de gerar alterações biológicas na pessoa. 

Pesquisadores de Los Angeles, escolheram 50 adultos saudáveis e, aleatoriamente, submeteram 30 deles a uma sessão de 40 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 20 a uma sessão de massagem mais leve.

Foram utilizados cateteres intravenosos nos participantes, colhendo amostras de sangue logo depois da massagem e novamente uma hora depois.

Os voluntários que receberam a massagem sueca tiveram reduções notáveis nos níveis do hormônio do estresse cortisol no sangue e na saliva.

Também tiveram um aumento de linfócitos, glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico, responsáveis pelas defesas do corpo. ( Massagem e Ciência )

A Massagem melhora nossa disposição

O estudo The relationship of massage and exercise to mood enhancement, pesquisou a relação entre o exercício, a massagem e a melhora da disposição. Pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se fortemente com a melhora do humor e bem-estar psicológico por exemplo.

Sessões de Massagem reduzem as dores

Mulher recebendo Massagem e Ciência nos ombros e de olhos fechados

Na Escola de Medicina da Universidade de Miami, estudos mostraram o auxílio da massagem na redução da pressão arterial em pessoas hipertensas, aliviando dores de pessoas que sofrem de enxaquecas, melhorando a agilidade e performance em funcionários de escritório.

Receber uma Massagem na empresa é melhor do que aquele intervalo para o café

O estudo chamado: Better than a coffee break se tornou famoso. Igualmente, os funcionários que receberam massagem, passaram a resolver problemas matemáticos na metade do tempo normal, apresentando também um índice de erros duas vezes inferior. Já no grupo que recebeu somente a técnica de indução ao relaxamento não houve nenhum relato de melhora.

Foram comparados dois grupos dentro de uma mesma empresa. Um grupo de 25 funcionários, recebeu 10 minutos de massagem duas vezes por semana, enquanto no outro grupo, de 25 funcionários, não recebeu massagem e passou por uma técnica indutiva de relaxamento somente fechando os olhos.

Os dois grupos tiveram as ondas cerebrais alfa e beta estudadas (medidas). Chegou-se a conclusão que as pessoas do grupo que recebeu massagem e ciência tinham um poder de concentração um pouco maior por exemplo.

Mostraram também diminuição do nível de estresse e mais disposição, ao contrário do outro grupo, que não mostrou nenhuma melhora. Sendo assim, a quantidade de hormônios de estresse encontradas na saliva foi menor no grupo que recebeu a massagem e ciência.

Melhora do Sistema Imunológico

Alguns estudantes de medicina na Universidade de Medicina de New Jersey receberam massagem e ciência antes de uma prova e apresentaram uma diminuição considerável

no nível de ansiedade e ritmo da respiração, como também um aumento razoável de células brancas no sangue e na atividade das células protetoras do organismo, gerando assim melhoras no sistema imunológico. ( Massagem e Ciência )

A Massagem controla a Diabetes

No estudo Massage therapy lowers blood glucose levels in children with Diabetes, realizado em 1998, foi observado durante um mês pais que fizeram massagem e ciência nos filhos diabéticos.

Resultados revelaram que o nível de glicose nas crianças foi reduzido até o nível considerado normal e o cumprimento da dieta alimentar dessas crianças melhorou muito. Sendo assim, a ansiedade, tanto dos pais como dos filhos foi muito reduzida.

Redução da Ansiedade

Mulher de olhos fechados e expressão feliz recebendo Massagem e Ciência

O Touch Research de Miami, mostrou diversos estudos, como a massagem consegue reduzir níveis de ansiedade, como também os níveis dos hormônios  responsáveis pelo estresse. 

Em um desses estudos, a redução dos níveis de ansiedade foi comparada entre um grupo de adultos que receberam massagem em cadeira e outro grupo na qual foi somente solicitado que se sentassem na cadeira de massagem e ciência por 10 minutos.

A pesquisa mostrou que somente aqueles que receberam massagem e ciência em cadeira tiveram menores níveis de ansiedade, como também aumento de concentração.

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tag/massagem