Massagem no trabalho e seus benefícios

Massagem no trabalho e seus benefícios

Funcionários satisfeitos e motivados produzem bem mais, todo mundo já sabe. Afinal, quem não trabalha melhor num lugar agradável? Se você é o responsável em garantir o bem-estar dos colaboradores, confira aqui os benefícios de oferecer a massagem no trabalho.

Independente de qual seja o segmento ou quantos trabalhadores constituem seu quadro de funcionários, a verdade é uma só: colaboradores bem-dispostos são produzem mais, contribuem mais para a empresa e tem mais qualidade de vida.

Por essa razão, as empresas contratam profissionais para compor o quadro de Recursos Humanos inserindo práticas de bem estar para toda sua equipe.

Gostaria de saber mais sobre como uma massagem pode ser um sucesso na sua gestão? Continue lendo o artigo e descubra como o comportamento dos seus funcionários podem ser modificados através de alguns minutos de relaxamento e troca de energia.

homem sentado em cadeira especial recebendo massagem no trabalho

Inserindo a massagem no trabalho

Já faz alguns anos, que os americanos observaram um aumento grande nos casos de afastamento por doenças Osteomusculares ligadas ao Trabalho, e por lesões por esforço repetitivo.

Com tantos colaboradores se queixando das mesmas dificuldades, as empresas se concentraram em achar maneiras para diminuir os efeitos do estresse e más condições de trabalho na vida de seus funcionários.

Foi então que nessa época a famosa empresa Apple começou a oferecer sessões de massagens aos seus funcionários. Portanto, qual foi o resultado? Diminuição de faltas, maior produtividade, queda no número de lesões e considerável aumento da satisfação e bem-estar.

O razão desses resultados? O sucesso dessa prática foi só possível através das várias técnicas de fricção, amassamento e deslizamento das massagens, que trabalham o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, criando a descontração e relaxamento da mente e do corpo, como também evitando o cansaço mental e físico.

Com todos esses benefícios visíveis já na primeira sessão de massagem, várias instituições pelo mundo afora adotam essa prática que reduzia o estresse e ainda gerava mais interação entre os colaboradores.

Efeitos da massagem no trabalhador

De maneira geral, a massagem no trabalho atua nos campos psicológicos e físicos dos indivíduos, gerando vários benefícios para a saúde.

Quando realizada no ambiente de trabalho, gera minutos de reflexão sobre as relações interpessoais e motivações do funcionário, ativando a circulação sanguínea, aliviando dores, estimulando o relaxamento, melhorando a qualidade de vida e prevenindo os problemas causados por movimentos repetitivos.

São muitos os benefícios para a equipe e para a própria empresa. Contudo, os funcionários adeptos dessa técnica sentem-se aliviados das incômodas dores e tensões musculares, apresentando mais disposição, motivação e concentração.

Confira abaixo mais onze razões que fazem das massagens a melhor opção para mudar o comportamento dos seus funcionários:

  1. Prevenção das principais doenças ligadas ao estresse, como ansiedade e depressão;
  2. Redução do número de afastamentos por gastrites, tendinites e dores de cabeça;
  3. Diminuição do das faltas e gastos com assistência médica;
  4. Promovendo sensação de bem-estar;
  5. Redução imediata das dores musculares e a tensões;
  6. Melhora, estimula e controla a circulação do sangue;
  7. Apresentação de melhores respostas imunológicas e elasticidade da pele;
  8. Controle da pressão arterial dos funcionários hipertensos;
  9. Redução da queixa de cansaço e insônia;
  10. Eliminação das toxinas e resíduos metabólicos do organismo;
  11. Relaxa e alivia o sistema nervoso.

Inserindo a massagem na empresa

Além dos vários benefícios, a maior vantagem desse caminho para as empresas é que, não é preciso muito para sua prática. Basta contratar um profissional capacitado, adquirir uma cadeira ou maca, separando um local calmo e bem ventilado e reservar um espaço entre as funções e tarefas dos seus colaboradores.

Cerca de 15 a 20 minutos duas vezes por semana são o bastante para trabalhar a região lombar, braços, pescoço, costas e cervical. Depois disso, a massagem no trabalho, é importante fazer um alongamento antes de retornar ao trabalho.

É possível também ampliar o local escolhido atendendo vários funcionários ao mesmo tempo. Similarmente, a quantidade de pessoas, aparelhos e o tamanho do local vai variar de acordo com a disponibilidade de tempo e espaço determinado pelo departamento de recursos humanos.

Caso você queira oferecer a massagem para uma quantidade média ou grande de funcionários ao mesmo tempo, o melhor a fazer é aumentar o número de profissionais contratados para massagear, investindo em cadeiras e camas de uso individual e específicas para as mais diferentes regiões do corpo.

Uma dica importante é pedir indicações sobre a eficiência e comprometimento do massagista que se está fazendo a massagem, pois é indispensável que a pessoa seja especialista e conheça as melhores maneiras de usar as mãos, óleos e outros utensílios para as sessões de massagens.

mulher sentada em cadeira especial recebendo massagem no trabalho

Os benefícios para a empresa

Não pense que a massagem no trabalho gera benefícios somente aos trabalhadores. As vantagens para as instituições que aplicam essa técnica são diversas! Confira:

  1. Funcionários mais bem dispostos e concentrados nas suas funções;
  2. Uma boa imagem com os seus funcionários, posicionando-se como melhor empresa para trabalhar;
  3. Melhora nos resultados, pois a criatividade e o foco dos funcionários saem das dores e ficam apenas para as tarefas que lhe são designadas;
  4. Diminuição do número de funcionários insatisfeitos com o ambiente de trabalho;
  5. Melhora e aumento da rentabilidade;
  6. Diminuição do número de intrigas e desentendimentos entre os funcionários, criando um ambiente de paz e amigável;
  7. Redução de funcionários ausentes.

Quatro formas de aplicar a massagem no trabalho

Você ainda tem dúvidas de como implantar essa técnica tão amada pelos profissionais de Recursos Humanos? Escolhemos quatro formas para aplicá-la ainda hoje na sua empresa:

  1. Ofereça os serviços de massagem durante o expediente de trabalho mesmo por exemplo, cerca de 10 a 20 minutos já impactam positivamente na produtividade.
  2. Crie workshops e permita o relaxamento de seus colaboradores. Além de melhorar o humor, aumenta a concentração de todos os participantes;
  3. Crie uma competição saudável entre os trabalhadores, estabelecendo metas e oferecendo sessões de massagem como recompensa;
  4. Apresente a massagem nos intervalos dos eventos corporativos por exemplo, como integração de uma nova equipe, reunião de planejamento estratégico ou qualquer outra ocasião que exija a concentração e motivação dos presentes;

Em conclusão, Implementar a massagem no trabalho é a escolha importante para quem quer promover o bem-estar corporativo.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/massagem-no-trabalho-proporciona-melhores-resultados,11753286ae49e4ecc3dd4a10d2c8f239sy1e8bv0.html